O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto assinala-se anualmente a 27 de janeiro, uma vez que foi neste dia, em 1945, que as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração e de extermínio nazi de Auschwitz-Birkenau. A Assembleia Geral da ONU, pela sua resolução 60/7, decidiu criar este dia, a 1 de novembro de 2005.
Para não cair no esquecimento, entre o final do mês de janeiro e o início de fevereiro, as vítimas do Holocausto foram recordadas pelos alunos da Escola Básica e Secundária do Agrupamento. Recorrendo à visualização de vídeos, à leitura de pequenas biografias de vítimas e aos testemunhos de sobreviventes, os alunos refletiram sobre o Genocídio cometido pelos nazis, durante a II Guerra Mundial, contra os judeus, ciganos, polacos, homossexuais, doentes físicos e mentais. Algumas das reflexões foram exibidas nos expositores do Bloco A, bem como na Biblioteca da Escola.
No geral, os nossos alunos consideram que é importante recordar este período da História, refletir sobre ele e consciencializarmo-nos que o futuro da Humanidade depende de cada um de nós, das nossas atitudes, do respeito e tolerância pelo outro.
Esta atividade resultou de um trabalho colaborativo entre os professores de História, Filosofia e a Biblioteca Escolar.

Aqui fica uma pequena reflexão de uma aluna do 9.º ano:

“É extremamente desumano e impensável o que fizeram a pessoas indefesas que não fizeram absolutamente nada.
O Holocausto serve para nos lembrar de não cometer os mesmos erros do passado, faz-nos pensar no sofrimento que aquelas pessoas passaram apenas por serem diferentes.” Catarina Luz, 9.ºB

A professora

Paula Carvalho